Temas Específicos para o Segmento Saúde

Atendimento ao Cliente

Objetivo: Sensibilizar e apresentar aos participantes conhecimentos, habilidades e atitudes pessoais e profissionais necessárias para o atendimento de clientes com qualidade e excelência. ​ 

Público Alvo: Profissionais de saúde, gestores, lideranças intermediárias e pessoal técnico ou administrativo que mantenham contato direto com os clientes e que buscam ter diferencial competitivo por meio de um atendimento de excelência. 

Carga Horária: 8h

Conteúdo Programático:

  • Conceitos e definições
  • Direitos e deveres do paciente
  • Excelência no atendimento, abordando: comunicação, apresentação pessoal e postura profissional
Boas Práticas de Fabricação de Produtos Médicos

Objetivo: Propiciar aos participantes a Interpretação da RDC 16/2013, aplicação dos requisitos detalhados da RDC 16, incluindo o sistema de gestão da qualidade, responsabilidades da alta direção, implementação de produtos e monitoramento e controle de não-conformidades e ações corretivas.

 

Público Alvo: Profissionais que atuam com produtos para a saúde.

Carga Horária: 16h

Conteúdo Programático:

  • Conceitos e definições
  • Controle de documentos e registros
  • Controle sobre compras
  • Identificação e rastreabilidade
  • Controle de processos de projeto e produção
  • Inspeção e teste
  • Componentes e produtos não conformes
  • Ação corretiva
  • Manuseio, armazenamento, distribuição e instalação
  • Controle de embalagem e rotulagem
  • Registros
Como diagnosticar e padronizar o faturamento assistencial?

Objetivo: Melhorar o processo de faturamento assistencial, diminuindo custo e padronizando as interfaces com a assistência.

Público Alvo: Profissionais da saúde administrativos e da assistência.

Carga Horária: 8h

Conteúdo Programático:

  • Conceito de faturamento assistencial
  • Fluxo básico do processo de faturamento assistencial
  • Interfaces críticas
  • Principais vulnerabilidades do processo
  • Como diminuir glosas e aumentar o faturamento
  • Dicas de padronização do processo de faturamento assistenciais e seus controles.
Ferramentas para Investigação de Eventos Adversos

Objetivo: Auxiliar aos participantes a definir processos de gestão de riscos de forma eficaz e coerente, dentro das organizações prestadoras de serviços de saúde, tendo como referência as melhores abordagens e práticas do mercado.

 

Público Alvo: Profissionais de saúde, gestores, lideranças intermediárias e pessoal técnico ou administrativo e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de gestão de risco. 

Carga Horária: 8h

 

Conteúdo Programático:

 

  • Conceitos e definições
  • Princípios e diretrizes da gestão de riscos (ABNT NBR ISO 31000)
  • Perigos e riscos
  • Ferramentas para análise e tratamento de eventos adversos
    • Diagrama de Causa e Efeito
    • Depose
    • Tripod
    • Bow Tie
FMEA – Análise de Modo e Efeitos de Falha

Objetivo: Capacitar os participantes para aplicar a técnica FMEA dentro das instituições de saúde ou de suas atividades, visando aprimorar seus produtos e processos por meio da eliminação ou diminuição de possíveis não conformidades. ​

Público Alvo: Profissionais de saúde, gestores, lideranças intermediárias e pessoal técnico ou administrativo e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de gestão de risco.

Carga Horária: 8h

Conteúdo Programático:

  • Conceitos e definições
  • Aplicação e escopo da ferramenta
  • Avalição da probabilidade de ocorrência de falha, da gravidade da falha e dos controles existentes e planejados
  • Definição do índice de risco e priorização
  • Planejamento e controle das ações de melhoria
Formação de Auditores Internos da Qualidade e Segurança

Objetivo: Capacitar os participantes a desenvolver competências e habilidades para desenvolver auditorias de sistemas de gestão (ONA, Joint Commission, QMentum International, e outros), além de entender os critérios técnicos para as auditorias definidos pela ABNT NBR ISO 19011 – Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão.

Público Alvo: Profissionais de saúde, gestores, lideranças intermediárias e pessoal técnico ou administrativo ou pessoal responsável pela implementação e manutenção de um sistema de gestão.

 

Carga Horária: 16h

Conteúdo Programático:

  • Conceitos
  • Princípios de Auditoria
  • Gerenciamento de um Programa de Auditoria
  • Técnicas de Execução de Auditorias
  • Competência e Avaliação de Auditores
Formação de Gestor da Qualidade e Segurança

Objetivo: Capacitar os profissionais de saúde para planejar e acompanhar as atividades relativas às gestão e melhoria da qualidade e segurança do paciente.

Público Alvo: Gestores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde. Não é necessário conhecimento prévio dos conceitos do sistema de gestão da qualidade.

Carga Horária: 8h

Conteúdo Programático:

  • Conceitos e Definições
  • Gestão da Qualidade em Saúde
  • Gerenciamento de Riscos e de Processos
  • Estrutura e Funções do Núcleo da Qualidade
  • Estrutura e Funções do Núcleo de Segurança do Paciente
  • Relação entre o Núcleo de Qualidade e Ouvidoria/SAC
  • Relação entre o Núcleo da Qualidade e Comissões Médicas
  • Notificações de Não Conformidade e Eventos Adversos
  • Feedback aos envolvidos nos planos de melhorias de Auditorias Internas em Saúde
  • Auditorias Clínicas
  • Controle de Planos de Ação com efetividade
  • Dicas de Engajamento do Corpo Clínico na Gestão da Qualidade
Gestão por Indicadores para a Melhoria do Desempenho

Objetivo: Capacitar os participantes para desenvolver uma visão crítica a respeito dos indicadores qualitativos e quantitativos de desempenho organizacional e de seus processos, visando aumentar a probabilidade de alcance das metas e a melhoria de performance. ​

Público Alvo: Gerentes, supervisores e coordenadores dos processos assistências, de apoio e administrativo e demais profissionais de saúde envolvidos com ações para melhoria de performance dos processos e seus resultados. 

Carga Horária: 8h

Conteúdo Programático:

  • Conceitos e Definições
  • A importância de ter um sistema de indicadores de desempenho
  • Seleção de um bom indicador
  • Metodologia para análise crítica do desempenho
Núcleo de Segurança do Paciente

Objetivo: Apresentar aos participantes as noções gerais para a implementação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), bem como, as ações e estratégias para promoção da segurança do paciente em consonância com as exigências legais do Plano Nacional de Segurança do Paciente. ​ 

Público Alvo: Profissionais de saúde, gestores, lideranças intermediárias e pessoal técnico ou administrativo e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de gestão de risco.

Carga Horária: 8h

Conteúdo Programático:

  • Conceitos e definições
  • Constituição do Núcleo de Segurança do Paciente
  • Plano de Segurança do Paciente
  • Metas de Segurança do Paciente
  • Cultura de Segurança do Paciente 
O Bom Atendimento começa no Lobby – Saúde! - WORKSHOP

Objetivo: Conscientizar os profissionais da importância da “Recepção” para o acolhimento dos clientes.

Público Alvo: Profissionais do setor da saúde.

Carga Horária: 60 minutos.

Conteúdo Programático:

  • Avaliação das condições em que os clientes são recepcionados.
  • A importância da estrutura e layout das recepções.
  • Como dar segurança aos clientes e deixá-los satisfeitos.
Qualidade para Dispositivos Médicos

Objetivo: Apresentação e Interpretação dos requisitos da norma ISO 13485.

Público Alvo: Este treinamento é direcionado aos profissionais que trabalham ou desejam trabalhar em empresas que estejam em processo de implantação de sistemas baseados na norma ISO 13485.

Carga Horária: 16h

Conteúdo Programático:

  • Fornecer entendimento aos requisitos relacionados ao sistema de gestão da qualidade para dispositivos médicos
  • Auxiliar os participantes a aplicarem de forma adequada os princípios e conceitos relacionados a esta norma de gestão.

Institucional

Código de Ética Diretivas

Política de Privacidade

Regras do P. Fidelização de Clientes

Regras do P. Educa – Diretivas

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